Curso de Graduação em
Química – Licenciatura

Infraestrutura

O Campus UFV-Florestal foi implantado em instalações da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), escola técnica agrícola federal, fundada em 1939, vinculada à UFV a partir de 1955. Desde a implantação do Campus, as instalações da antiga escola agrária estão sendo modificadas e adaptadas para atender à nova demanda, com construção de rampas de acesso e outras estruturas que garantam o acesso de portadores de mobilidade reduzida, em conformidade com o decreto N° 5.296/2004. Além das adaptações, as novas construções, concluídas ou em andamento, apresentam projetos específicos de acessibilidade. Os novos pavilhões de aulas são providos de rampas de acesso e os banheiros são devidamente adaptados para o acesso de cadeirantes. O prédio de laboratórios, que abrigará 16 laboratórios de ensino das diversas áreas do conhecimento, contará com rampa de entrada, acesso por elevador ao segundo pavimento, banheiros e portas adaptadas, em uma estrutura ampla e moderna. Neste mesmo prédio está sendo construído um auditório com capacidade para 80 pessoas, que também contará com estruturas específicas para proporcionar a acessibilidade.

O Campus UFV-Florestal abrange uma área de 1.700 hectares, onde estão alocadas as seguintes estruturas:

  Prédio principal:

Com salas de aulas (4), equipadas em sua totalidade com carteiras escolares móveis ou fixas,  quadro negro, retroprojetores e pontos físicos de conexão com a rede internet ou opção por  wireless e sistema de projeção multimídia (data show) móvel. As salas de aula atendem  plenamente aos requisitos de acústica, ventilação, iluminação, limpeza, conservação e  comodidade necessária ao desenvolvimento das atividades acadêmicas. Estão disponíveis data  shows móveis para serem utilizados nas salas de aulas;

 

 

- registro escolar ,

- salas de professores e de reuniões medindo aproximadamente 25 m², contendo uma mesa com 6 cadeiras para pequenas reuniões, armários e porta objetos.

-  laboratórios de informática

- auditório com aproximadamente 140 m2, com 72 lugares, computador, data show, acesso à internet e recursos de áudio.

Pavilhões de aula

Total de 4 pavilhões prontos com 20 salas de aulas.

As salas de aula são equipadas com carteiras e quadro, e são utilizadas para as aulas teóricas.  Todas equipadas em sua totalidade com carteiras escolares móveis ou fixas, quadro negro,  retroprojetores e pontos físicos de conexão com a rede internet ou opção por wireless e sistema  de projeção multimídia (datashow) móvel. As salas de aula atendem plenamente aos requisitos  de acústica, ventilação, iluminação, limpeza, conservação e comodidade necessária ao  desenvolvimento das atividades acadêmicas. Estão disponíveis data shows móveis para serem  utilizados nas salas de aulas.

 

Gabinetes de professores

Todos os professores possuem gabinete. Dentre esses, a coordenação do curso e todos aqueles que compõem o Núcleo Docente Estruturante -NDE foram atendidos. Todos os locais atendem aos requisitos de dimensão, iluminação, ventilação e conservação, contendo mobiliário básico necessário, aparelho telefônico, computador, impressora e ligação com a internet sendo adequados para as atividades de preparação de aulas e atendimento aos alunos. As dimensões dos gabinetes são variáveis, já que se localizam em diversos pontos do Campus e encontram-se em bom estado de conservação.

Vale ressaltar que devem ser iniciadas em breve as obras do novo prédio previsto no orçamento REUNI para o Campus de Florestal da UFV, o qual contará com grande quantidade de gabinetes individuais para os professores.

 Casa de Hóspedes

Esse espaço é reservado à recepção de visitantes e cursistas, possui sala para seminários, apresentações e/ou reuniões.

 Casa da diretoria

Nesse espaço encontra-se a administração do campus, setor financeiro e departamento pessoal.

 Prédio das diretorias

Nesse prédio encontra-se as direções de Ensino, Pesquisa, Extensão e Setor de Estágio.

 

 

 

 

 

 

Casa Amarela

Nesse espaço são ministradas as sessões de tutoria.

Laboratórios didáticos

O Campus conta com vários laboratórios de ensino dentre eles os laboratórios de ensino de Matemática, Física, Química Biologia e Informática.

Os Laboratórios específicos relacionados com o Curso de Química-Licenciatura possuem dimensões, equipamentos e mobiliários adequados para os fins a que se propõem. São (três) laboratórios descritos a seguir:

 1- Laboratório de Química (70 m2):

Localizado no prédio dos cursos de Química e Biologia, o laboratório conta com duas salas, sendo uma para as aulas e outra para apoio e almoxarifado de material didático, totalizando 73m2. O laboratório conta com capacidade para até 25 aluno. O Laboratório é utilizado para aulas de Química Geral, Inorgânica, Orgânica, Físico Química e Analítica, no qual são priorizadas análises para fundamentar o conhecimento da química necessária ao desenvolvimento do curso. Desta forma, o laboratório conta com espaço adequado para 25 alunos, bancadas centrais, pHmetro, condutivímetro, espectrofotômetro de UV-Visível, centrífuga, balanças analíticas e semi-analíticas, evaporador rotativo, manta de aquecimento, agitadores magnéticos, estufas, destilador, multímetros, pHmetros, projetores multimídia, ponto de fusão, mufla, bomba de vácuo, banho maria geladeira, vidrarias específicas, capela de exaustão, destilador e deionizador de água. A infraestrutura do laboratório ainda está sendo completada, com equipamentos já em fase de aquisição, tais como, Infravermelho e fotômetro de chama.

Neste espaço também são desenvolvidos projetos de pesquisa, ensino e extensão dos professores nos horários vagos.

É importante ressaltar que o curso de Química-Licenciatura possui 4 laboratórios no prédio de laboratórios, que abrigará 16 laboratórios de ensino das diversas áreas do conhecimento com previsão de término em 2013.

 2- Laboratório Multiuso 1 de Biologia (73m2):

Localizado no prédio dos cursos de Química e Biologia, o laboratório conta com três salas, sendo uma para as aulas e duas para apoio e almoxarifado de material didático, totalizando 73m2. O laboratório conta com capacidade para até 25 alunos.

   Neste espaço também são desenvolvidos projetos de pesquisa, ensino e extensão dos professores nos horários vagos.

   Os equipamentos e matérias disponíveis para as aulas são:

Micrótomo, Estufa, Destilador, Deionizador, Barrilete/água, Agitador magnético, Geladeira, Armários, Estantes, Quadro branco, Microscópio binocular, Lupa, Estufa de secagem, Data Show, Aquário grande, Dessecador, Aquário pequeno, Balão Volumétrico (vários tamanhos), Bandeja  de plástico (pequena, média e grande), Becker de vidro (vários tamanhos), Becker Plástico (vários tamanhos), Cabo para bisturi, Cubas para Lâminas , Erlenmeyer (vários tamanhos), Espátula, Frasco de vidro para armazenar, Funil de Vidro (vários tamanhos), Garra , Graal com Pistilo, Laminário de cortes histológicos, Lâminas, Lamínula, Lupa de Mão, Pera para pipetagem , Pinça de dente de rato, Pinça relojoeiro, Pipeta 10ml, Placa de Petri (vários tamanhos), Proveta (vários tamanhos), Proveta 5ml, Suporte para funil, Suporte para tubos de ensaio para 9 tubos, Tela de Amianto, Tesoura para poda, Tubos de ensaio (vários tamanhos), Vidro de relógio.

 3- Laboratório de Física (71 m2):

Espaço utilizado para aulas de Laboratório de Física Geral, Laboratório de Física Geral II, Laboratório de Física Moderna, Laboratório de Física Elétrica, Instrumentação para o Ensino de Física I e Instrumentação para o Ensino de Física II. Nestas disciplinas são realizados experimentos quantitativos que auxiliam no entendimento dos fenômenos físicos em vários ramos da Física como Mecânica, Termodinâmica, Movimentos ondulatórios, Óptica geométrica e Óptica Física, Eletromagnetismo e Física Moderna. O espaço do laboratório é suficiente para uma turma com 25 alunos que ficam distribuídos em duas bancadas. Há equipamentos para montagens de experimentos das disciplinas listadas acima. Há a disposição dos alunos 3 computadores com software para confecção de gráficos e ajuste de curvas. A infra-estrutura do laboratório ainda está sendo completada com equipamentos cuja aquisição está sendo processada.

Além dos laboratórios atualmente existentes, mais 7 laboratórios de ensino estão previstos para construção imediata (processo licitatório já concluído). Desses um será destinado as aulas práticas das disciplinas de Química.

Para melhor disciplinar a utilização dos equipamentos os laboratórios possuem normas próprias de funcionamento que se encontram no Anexo VIII.

4- Outros Laboratórios

Existem ainda no Campus três Laboratórios de Informática equipados com máquinas de capacidade computacional compatível com as atividades realizadas e acesso à Internet. O Laboratório de Informática II é destinado ao uso de qualquer aluno regularmente matriculado nos cursos oferecidos pelo Campus. Os alunos do curo de Química-Licenciatura tem acesso ao laboratório de Informática II, conforme regulamento no anexo VIII.

Os laboratórios são descritos abaixo:

Laboratório de Informática I ( 87m2)

Quantidade

Item

25

Computadores com 3 GB de RAM e processador Core 2 Duo 2.6 GHz, com monitores de 17”

1

Data Show Interativo

1

Computador para Professor

1

Ar Condicionado

1

Quadro 

Laboratório de Informática II (42 m2)

Quantidade

Item

16

Computadores com 2 GB de RAM e processador Core 2 Duo 2.6 GHz, com monitores de 17”

1

Data Show Interativo

1

Computador para Professor

1

Ar Condicionado

1

Quadro 

Laboratório de Informática III (87 m2)

Quantidade

Item

20

Computadores com 2 GB de RAM e processador Core 2 Duo 2.6 GHz, com monitores de 17”

1

Data Show

1

Computador para Professor

1

Ar Condicionado

1

Quadro 

          Os laboratórios possuem conexão com a Internet via cabos ou sem fio. Esses laboratórios são de uso dos alunos e professores nas atividades de ensino.

Existe ainda no Campus de Florestal um laboratório composto por 12 máquinas com acesso à Internet, utilizado preferencialmente para os cursos de EAD (ensino à distância).

Para melhor disciplinar a utilização dos equipamentos os laboratórios possuem normas próprias de funcionamento que se encontram no Anexo VIII .

Biblioteca

A biblioteca possui um quadro de funcionários composto por 2 bibliotecárias e 4 auxiliares, com funcionamento de segunda a sexta-feira de 6:30 às 22:30 horas e, aos sábados de 7 às 12 horas. Seu acervo está informatizado e integrado ao sistema (Virtua) da Biblioteca Central da UFV. O empréstimo aos usuários se dá por 7 dias, podendo ser renovado sempre que não houver reserva.

A biblioteca possui cerca de 12.000 exemplares de livros, além dos títulos de periódicos (150) e publicações como: Teses e Dissertações (330), Apostilas (1.070), Folhetos (4.124), Obras de referência (1.010) e material de multimídia (720).

Como apoio ao ensino e às pesquisas na UFV, através de convênio com a CAPES, disponibiliza o Portal de Periódicos da CAPES que oferece acesso a textos completos de artigos selecionados de mais de 15.475 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento e seis bases de patente. Inclui uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. A biblioteca do Campus UFV-Florestal disponibiliza a consulta ao Portal Capes e ao site “domínio público” nos 9 computadores destinados especificamente aos usuários.

As bibliotecárias e um dos auxiliares foram treinados para fornecerem orientações quanto ao uso deste tipo de consulta.

No acervo da biblioteca encontra-se disponível material específico e atualizado, que atende à bibliografia básica e complementar recomendada para as disciplinas. A aquisição de livros da bibliografia básica é realizada baseando-se na proporção de três títulos por unidade curricular em uma relação de 2 exemplares  para cada grupo de 10 alunos. Já a aquisição de livros da bibliografia complementar leva em conta a relação mínima de cinco títulos por unidade curricular, com dois exemplares de cada título disponível para o aluno.

Na biblioteca também se encontra disponível aos alunos as informações acadêmicas do curso na forma impressa e virtual através de consultas aos terminais de acesso à informática.

A relação das bibliografias básicas, bibliografias complementares, por título e por disciplinas encontram-se nos Programas Analíticos das disciplinas (Anexo XIII) e no Anexo IX são descritos os periódicos especializados.

Gráfica

A gráfica possui máquinas modernas para impressão, xerox e encadernação.

 Setor de Tecnologia da Informação.

Existe no Campus um CPD (centro de processamento de dados) responsável pela instalação, manutenção e configuração da rede do Campus, bem como também dos laboratórios de informática.  Além disso, o CPD é responsável pelo desenvolvimento de softwares necessários a certas atividades do campus, e disponibilização de sistemas computacionais de apoio, tais como servidores de arquivos remotos. Assim, o CPD mantém o Campus conectado, permitindo que os alunos e também professores e funcionários acessem à Internet a partir de diversos pontos do mesmo.

 Secretaria das coordenações de curso

A esta Secretaria cabe informar, orientar e esclarecer dúvidas sobre o sistema acadêmico, além de formalizar os processos de solicitações estudantis, desde que estejam em conformidade com o Regime Didático da UFV e com as datas estabelecidas pelo Calendário Escolar. Vinculada à Diretoria de Ensino, a Secretaria das coordenações responde pelo atendimento de estudantes, professores e público em geral. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Diretoria de Ensino.

Na secretaria do curso está disponível exemplar do Projeto Pedagógico para consulta dos estudantes. O Projeto Pedagógico também está disponível para download na página do curso e na coordenação do curso.

 Posto de assistência médica e odontológica

A divisão de Saúde da UFV-Florestal presta assistência médica, odontológica, nutricional, psicológica e fisioterápica para estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da universidade.

 Restaurante Universitário

A UFV-Florestal conta com um restaurante universitário que funciona atraz do alojamento. O restaurante serve uma média de 1050 refeições diárias.

 Ginásio poliesportivo coberto; Quadras externas; Campo de futebol

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanchonete que serve lanche e almoço;

 Papelaria e copiadora

 Dentre outros.

          O Campus UFV-Florestal conta também com uma estrutura montada para atender aos cursos técnicos de Agropecuária e Agroindústria com diversas áreas produtivas, como:

  • Mecanização Agrícola;
  • Hidroponia;
  • Estufas de mudas;
  • Viveiros;
  • Culturas anuais e perenes;
  • Avicultura de Corte e Postura;
  • Apicultura;
  • Cunicultura;
  • Bovinocultura de corte e leite;
  • Suinocultura;
  • Caprino-cultura;
  • Piscicultura;
  • Fruticultura;
  • Equinocultura com pista de hipismo e saltos;
  • Outras sub-unidades.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress