Curso de Graduação em
Química – Licenciatura

Histórico

A partir de 2007, com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, a Universidade Federal de Viçosa criou o Campus UFV – Florestal e passou também a ofertar cursos de nível superior. O referido programa definiu como um de seus objetivos dotar as universidades federais das condições necessárias para ampliação do acesso e permanência na educação superior. O Projeto da UFV para o REUNI, aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU) em 25 de Outubro de 2007, propôs, para o Campus UFV-Florestal, turmas no período noturno das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Atualmente, o Campus UFV-Florestal congrega as atividades de dez cursos superiores: Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas – Licenciatura, Educação Física – Licenciatura, Física – Licenciatura, Matemática – Licenciatura e Química – Licenciatura. E seis cursos técnicos: Alimentos, Agropecuária, Eletrônica, Eletrotécnica, Hospedagem e Informática. Reunindo cerca de 1,5 mil estudantes.

A criação do Curso de Licenciatura em Química, no Campus UFV-Florestal, representa a consolidação da política nacional de educação que considera como uma das principais respostas do setor educacional às necessidades e demandas da sociedade brasileira”, suprir a falta de professores de química no ensino médio nas redes públicas e privadas.

Estudos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC 2005) apontam a falta de 250 mil professores de Química, Física, Matemática e Biologia no ensino médio públicoe segundo o conselheiro Mozart Neves Ramos (Parecer CNE/CEB no 8/2010), membro do movimento “Todos Pela Educação”, somente 38 % dos professores que estão lecionando Química no Brasil de fato foram formados nesta área.

Assim, o Curso de Graduação em Química – Licenciatura do Campus UFV-Florestal pretende, além de colaborar para a diminuição do déficit de profissionais habilitados em Química na região, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. E ainda, o oferecimento de um Curso de Licenciatura Plena, noturno, justifica-se perante a necessidade de democratização do acesso ao ensino superior e uma utilização mais racional da Instituição Pública, atendendo assim, a uma demanda social claramente configurada. Esta oferta está em acordo com as metas apresentadas pelo Plano Nacional de Educação 2011-2020, especificamente com a meta 12, relativa ao aumento de vagas de formação superior no turno noturno e em relação ao fomento da “oferta de educação superior pública e gratuita prioritariamente para a formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências”.

O Curso Superior de Licenciatura em Química vem sendo ofertado no Campus UFV-Florestal na modalidade presencial, no período noturno. Possui 25 vagas anuais e está organizado em regime semestral com carga horária de 3000 horas em quatro anos e meio. O Curso vem se consolidando e desde a sua implantação, em 2009, matricularam-se 83 alunos: 2009 (13 ingressantes), 2010 (25 ingressantes), 2011 (20 ingressantes) e em 2012 (25 ingressantes). O Campus UFV-Florestal tem empenhado esforços para seu pleno funcionamento por meio de diversas ações como: contratação de professores, aquisição de equipamentos para montagem de laboratórios e compra de livros para atender a bibliografia do curso.

O corpo docente do Campus como um todo é altamente qualificado, sendo a maioria com titulação de mestrado e/ou doutorado. Considerando particularmente os docentes da área de química, temos atualmente, em maio de 2012, 72% de doutores e 27% de mestres em fase final de obtenção do título de doutor.

Atualmente o corpo docente atua no ensino, pesquisa e na extensão evidenciando o cumprimento da legislação e dos pressupostos institucionais o que reforça a importância do curso no contexto nacional e regional.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress