Curso de Graduação em
Química – Licenciatura

Biblioteca

Nesse espaço, você encontrará indicação de artigos e livros para determinada área de interesse. Também se encontra aqui, artigos publicados dos licenciandos e também, as monografias em formato digital, para consulta. Aproveitem!

Este trabalho descreve o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do jogo didático Pôquer dos Elementos dos Blocos s e p como uma alternativa para auxiliar no ensino de tabela periódica e periodicidade para alunos do ensino médio. O jogo foi confeccionado por integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da área de Química (PIBID-Química) da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV-CAF). Os principais objetivos desse jogo foram: apresentar aos alunos uma nova ferramenta para aprendizagem do conteúdo tabela periódica e periodicidade e avaliar o desenvolvimento deles após aplicação do jogo; e também incentivar os licenciandos integrantes do PIBID-Química a utilizarem métodos menos tradicionais para abordagem de um conteúdo em química. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram mais estimulados a estudar e consequentemente conseguiram compreender o conteúdo de uma forma divertida e interativa.

PALAVRAS-CHAVE: ensino de química, jogos didáticos, tabela periódica

Veículo de Publicação: Química Nova na Escola - http://qnesc.sbq.org.br/

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress